Matemática para um Mundo Melhor
Desafio de Cartazes

Em 2021, o tema do IDM (Dia Internacional da Matemática) é Matemática para um Mundo Melhor. Mostre com imagens uma maneira de tornar o mundo um pouco melhor usando a matemática. Em vez de palavras, use figuras combinadas com números, formas geométricas, fórmulas e outros elementos matemáticos para expressar uma ideia. Use a matemática para que pessoas de todo o mundo possam entender a sua mensagem, mesmo que não falem português.

Queremos ver os seus cartazes! Os que forem recebidos até o dia 1 de março de 2021 serão compartilhados. Depois, é só colocar para todos verem no Dia Internacional da Matemática.

Todos podem participar. Contigo e com os teus colegas, a tua escola ou a tua universidade será sempre vencedora!

Alguns exemplos

Este cartaz mostra um exemplo de testagem de grupo (pooled testing), uma maneira de encontrar pessoas infectadas com um vírus testando-as em grupos. As amostras em cada grupo são misturadas e testadas juntas; se o teste de um grupo der positivo, os membros do grupo são testados individualmente para identificar os infectados. Esse método reduz custos, tempo e materiais, em comparação com a testagem individual.

Aprenda mais sobre testagem de grupo.

Crie um cartaz que mostre maneiras de tornar o mundo mais saudável.

Este cartaz ensina como fazer cookies usando uma razão de 1:2:3 de açúcar, manteiga (que pode ser vegana!) e farinha, que funciona de qualquer maneira, não importando sua unidade de pesagem. O tempo e a temperatura do forno também são expressos em frações e em algumas constantes internacionais bem conhecidas. Um mundo com cookies é um mundo melhor!

Crie um cartaz para compartilhar maneiras de fazer o mundo melhor com diversão e alegria.

Este cartaz mostra o rápido crescimento das temperaturas e das emissões de CO2 em anos recentes para conscientizar sobre as mudanças climáticas. Ele combina a famosa visualização conhecida como warming stripes, à direita, que indica a temperatura média de cada ano usando cores, com um gráfico das emissões de CO2 ao longo do mesmo período, na forma de uma coluna de fumaça.

Crie um cartaz para comunicar ideias importantes para um mundo melhor.

A visualização Warming Stripes por Ed Hawkins (University of Reading) está sob uma licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

O gráfico de emissões anuais de CO2 é baseado em dados do Carbon Dioxide Information Analysis Centre (CDIAC) (1850-1959) e do Global Carbon Project (1959-2019), compilados pelo Our World in Data.

Regras do Desafio

Compartilhe uma ideia que faça o mundo um pouco melhor. Uma maneira de

  • Reduzir nosso impacto no ambiente.
  • Cuidar da saúde e do bem-estar.
  • Divertir-se e alegrar-se.
  • Ser mais eficiente.
  • Conectar-se a outras pessoas.
  • Ou qualquer outra coisa que pensar.

Expresse uma ideia criando um cartaz (uma imagem que possa ser impressa e pendurada em uma parede) que não use palavras ou textos. Use desenhos combinados com matemática para comunicar a ideia para as pessoas de todo o planeta. Use quaisquer elementos matemáticos, por exemplo:

  • Fórmulas e operações matemáticas.
  • Formas geométricas.
  • Diagramas.
  • Gráficos.
  • Padrões.
  • Fractais.

Mande o seu trabalho até 1 de março de 2021.

Mande o teu cartaz
O desafio terminou. Visite nossa galeria de imagens.

Detalhes técnicos

Formato: Um arquivo JPG, PNG ou PDF (de até 5MB).

Tamanho: Uma imagem de 1754 x 2480 pixels. Se não souber como controlar isso, envie um arquivo de imagem em formato A3 (297mm x 420mm), em orientação vertical (“retrato”), e com ao menos 150dpi.

Dicas para fazer o cartaz

  • Para criar um cartaz, use um programa de computador ou, alternativamente, faça em papel e mande-nos uma digitalização.
  • Há muitos editores de desenho gratuitos, tais como Inkscape, Krita, Gimp, e Vectr (que pode ser usado no próprio navegador).
  • Os programas Powerpoint, LibreOffice Draw e Apple Pages podem ser usados para criar cartazes. Muitos já os têm instalados no computador.
  • Para tirar uma foto do cartaz/poster, o melhor é prendê-lo em uma parede em uma sala bem iluminada. Posicione a câmera na mesma altura do cartaz, segure-a bem firme, e certifique-se de que não há sombra.
  • Desenhe, pinte, use colagens, vector art, pixel art, papercraft (ou pepakura). Todas as técnicas e estilos são bem-vindos!
  • Se precisar de inspiração, procure por exemplos de cartazes usando pop art, op art, street art, swiss style, construtivismo, futurismo, Bauhaus e art nouveau.

Comunique-se com alienígenas usando matemática

A matemática permite-nos expressar novas ideias com grande precisão, mesmo para pessoas que falam uma língua diferente ou vivem em uma cultura muito diferente. Conceitos expressos matematicamente podem ser entendidos por pessoas daqui a centenas ou até milhares de anos.

A matemática é tão poderosa como uma linguagem universal que os cientistas usam-na para enviar mensagens ao espaço para que formas alienígenas de vida as decodifiquem. Por exemplo, a mensagem de Arecibo é uma sequência de 1679 bits (que são 0’s e 1’s), que os extraterrestres devem perceber que podem ser rearranjados em um retângulo de 23 por 73, pois 23 e 73 são números primos. Esse arranjo forma uma imagem que mostra uma maneira de representar números de 1 a 10 e então usa-os para expressar muitas outras coisas: a composição química do DNA humano, o tamanho da população da Terra, a estatura média de um ser humano, e muito mais.

É como se fosse um pequeno desafio matemático que alienígenas inteligentes com conhecimentos básicos de números, química e física podem decifrar. Uma maneira verdadeiramente intergalática de dizer “Oi, nós somos os humanos da Terra!”.

O Concurso de Cartazes IDM2021 é um projeto conjunto da Canadian Commission for UNESCO, do Centre de recherches mathématiques e do IMAGINARY para o IDM e para a IMU (International Mathematical Union).